PROJETOS

Crianças e Adolescentes

Enfrentamento ao trabalho infantil protagonizando direitos

Enfrentamento ao trabalho infantil protagonizando direitos é um projeto com foco no combate ao trabalho infantil através do protagonismo de crianças e adolescentes, tendo as oficinas lúdicas pedagógicas como motivador desse processo, visando prevenir esse crime que vem assolando as famílias em vulnerabilidade social. Atendemos 82 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos e suas respectivas famílias com extensão à comunidade do Tururu com palestras e seminário.

Realizamos oficinas sociopedagógicas de Cidadania e Teatro gerando fortalecimento o pertencimento de protagonismo e Identidade, possibilitando trabalho em pares estimulando o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal de cada educando.

O projeto Enfrentamento ao Trabalho Infantil Protagonizando Direitos, soma forças às metas desse objetivo servindo de instrumento de inclusão visando a melhoria de vida das pessoas ressaltando suas potencialidades e estimulando novas formas de sustentabilidade pautando com clareza e fácil entendimento os direitos essenciais a vida humana levando os envolvidos a terem ações concretas de mudanças.

Convivência, Acolhimento e Formação Cidadã

Educação Solidária
Alimentando o Saber

O Projeto Educação Solidaria Alimentando o Saber realizado pela Casa Herbert de Souza é um espaço de convivência, acolhimento e formação cidadã, para as crianças, adolescentes e suas famílias da comunidade do Tururu. O projeto norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) desenvolve atividades lúdicas/pedagógicas através de oficinas, correspondendo as demandas e faixas etárias do público atendido, nas áreas de educação, cidadania, cultura e lazer; promovendo inclusão social, e garantias de Políticas Públicas da infância e adolescência; fortalecendo a identidade socio-cultural, o protagonismo e os vínculos familiares e comunitários de forma efetiva e afetiva, gerando melhoria na qualidade de vida, resgate da autoestima; despertando a consciência ética-moral do público atendido direta e indiretamente; e ainda combater as diversas formas de violências (psicológica, física, verbal) tão presentes no cotidiano das crianças e adolescente conforme consta no art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA que diz que: nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Projeto Betinho

Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário

O projeto trabalhar a prevenção e a identificação da violação dos direitos da criança e do adolescente, diminuindo as situações de risco social: possibilitando que cada criança e adolescente na sua singularidade tenham pensamentos críticos do que está acontecendo ao seu redor, tornando-os atores conscientes da sua própria história.

Potencializamos o ser criança ofertando as oficinas A Palavra Cantada, Recriando Vínculos, Percução e Cidadania de forma lúdica, teórico-práticas visando ações de reconhecimento do seu local de pertença trazendo uma ideia real do seu território/casa/comunidade. Todas as oficinas serão conduzidas por uma equipe de educadores comprometidos com o seu papel, que deverão agir/ elaborar de forma coletiva, interativa e principalmente dialógica seguindo os ensinamentos de Paulo Freire. Acreditamos que o fazer pedagógico em roda nos possibilita o fortalecimento entre o educador e educando conduzindo-os a vivencias de aprendizagens ímpares gerando memórias de uma infância ressignificada e qualificada, oposto ao que estava sentenciado.

O projeto tem como objetivo fortalecer as famílias e os atendidos construindo novos laços afetivos. As oficinas têm por foco diminuir a vulnerabilidade, aumentar a autoestima, fortalecer o indivíduo, potencializar o desenvolvimento de cada adolescente através dos temas trasversais, da cultura, dos passeios pedagógicos, entre outros.