INSTITUCIONAL

Finalidade Estatutária:

Desenvolver atividades de assistência social a população de Crianças, Adolescentes e Jovens, de ambos os sexos, seus familiares e dependentes, mulheres e população residentes na comunidade do “TURURU” e adjacências, contribuindo com a formação profissional, social, econômica e cultural; ajudando na educação formal, na construção e/ou reconstrução da cidadania, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas;
Desenvolver ações de educação, direitos humanos e cidadania através de temas como: gênero, raça/etnia, saúde e sexualidade, cultura, esporte, lazer, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental;

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA ENTIDADE:
A Casa Herbert de Souza é uma Organização da Sociedade Civil, fundada de fato em 1998 e de direito em 2001, de Direito Privado, de fins não econômicos, localizada na Av. Pedro Jorge, 220, Tururu, no Bairro do Janga, em Paulista Pernambuco. Nutrida por experiências da Educação Popular, há mais de 20 anos realiza ações em defesa dos Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes, Jovens, das mulheres, responsáveis e seus familiares. Sua proposta política pedagógica dar ênfase às áreas de Educação para Cidadania, Saúde e Controle Social, Esporte, Cultura Laser, entre outras. Desde sua fundação vem realizando atividades e ações de assistência, promoção, recuperação e proteção das crianças jovens e adolescentes da comunidade do Tururu e adjacência aquelas que vivem em vulnerabilidade social, sofrendo com os fatores da violência comunitária e doméstica, uso e tráfico de drogas, descriminação e negação dos direitos sociais a baixa autoestima, e consequentemente evasão escolar.
O atendimento é propiciado a todos e todas que buscam os serviços, independente de gênero, raça, cor, etnia, ou crenças religiosas, a Instituição sempre assumiu o papel de educadora, formadora de opiniões e mediadora entre o poder público e a comunidade no âmbito das políticas públicas. Enquanto estratégia: realizam visitas domiciliares às famílias, formação de grupos, debates, palestras, festas folclóricas, oficinas, rodas de conversas, culminâncias, com diversas temáticas, objetivando o fortalecimento dos vínculos Institucionais, educacionais, familiares e comunitários. Em sua longa caminhada, a Casa Herbert de Souza, assumiu o compromisso com a arte de acolher, escutar e educar através de ações pedagógicas, protagonizadas pela Administração Institucional, equipe de educadores, sempre com apoios e parcerias de Projetos, pessoas amigas e grupos dos movimentos sociais, que acreditam ser um espaço importante para a formação política, moral e ética das crianças, adolescentes, jovens, mulheres e outros grupos da comunidade do Tururu.
A visão é de sociedade ecológica, com práticas embasadas na Democracia Participativa, com ênfase na conexão das relações humanas com a natureza e seus diversos reinos cósmicos. A Instituição se intitula um espaço de auto-organização e reintegração humana, de renovação das energias, de ajuda mútua, de reeducação da afetividade e reaprendizagem das emoções enquanto funções que dão origem a existência da vida. Seus métodos estão voltados para o cuidado com a saúde dos seres e do planeta terra, como nossa moradia maior. Nossa CASA mãe.
Sua história evidência a forte mobilização e participação em defesa da vida, as ações visam contribuir com a garantia do desenvolvimento, protagonismo, inclusão social, fortalecimento da autonomia individual e coletiva dos beneficiários. Em busca de novos paradigmas a Casa Herbert de Souza gesta projetos sociais possibilitando melhoria na qualidade de vida do público da comunidade em tela. O trabalho realizado pela Casa Herbert de Souza em torno dos mais de 20 (vinte) anos, lhes consagrou como espaço formativo, acolhedor e protetivo para as crianças e adolescentes da comunidade do Tururu e adjacência.
Nos processos de avaliação das ações realizadas pela Casa Herbert de Souza, no decorrer de toda sua existência, nos dão conta da grandiosa contribuição para garantias de Políticas Públicas da infância e adolescência; fortalecendo a identidade sociocultural, e os vínculos sociais e familiares de forma efetiva e afetiva, gerando melhoria na qualidade de vida, despertando a consciência ética-moral do público atendido direto e indiretamente; e ainda combater as diversas formas de violências (psicológica, física, verbal) que os assolam em seu dia a dia.
O legado sistematizado dessa experiência Institucional Constituiu-se na criação de um sistema político próprio de educação popular permanente, com a construção do plano de trabalho da instituição, o plano das modalidades, o manejo antes, durante e depois das oficinas diárias, avaliação, planejamento e monitoramento mensal/semestral/anual, com registro das experiências desenvolvidas em Atas e Relatórios.
O Tururu uma área doada na década de 80, pelo Arcebispo Dom Helder Câmara, com a finalidade de abrigar famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social da época. Atualmente a comunidade continua marcada pelo estigma da vulnerabilidade social, violência, tráfico de drogas, afetando diretamente a infância, adolescência, juventude e suas famílias residentes no bairro e adjacência. Apresenta altos índices de violência, uso de drogas, assassinatos de jovens, adolescentes em cumprimento de medida sócia educativa e liberdade assistida, jovens do sexo masculino em situação prisional, desemprego, trabalho informal, e ausência do poder público com medidas emergenciais e permanentes no âmbito municipal, estadual e nacional. As famílias se submetem as consequências da falta de políticas públicas, principalmente de Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar, levando-as se reencontrarem com o vírus da fome.
Diante da realidade apresentada a Casa Herbert de Souza, assume a missão de gesta projetos e programas socias que sinalizem novas oportunidades para jovens e adolescentes da comunidade do Tururu, através de atividades nas áreas de educação popular, cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer. As ações buscam fortalecer a convivência e os vínculos familiares e comunitários, bem como, colaborar para o retorno e/ou permanência dos jovens e adolescentes na escola. Durante décadas de experiências com trabalhos comunitários, nos faz compreender que o jovem em conflito com a lei é um ser humano em desenvolvimento e que a prática de infrações poderá ser superada desde que as políticas sociais, e os meios adequados sejam de fato assegurados.