PROJETO BETINHO

    O projeto, Educação Solidária Alimentando o Saber, tem como público especifico 85 crianças e adolescentes com faixa etária entre 07 e 17 anos, de ambos os sexos, que vivem no dia a dia, a realidade da comunidade do Tururu e adjacências- bairro do Janga, Município do Paulista, Estado de Pernambuco. Eles trazem consigo, as marcas das discriminações socioeconômicas; das violências abusivas que tomam as ruas e até mesmo muitos lares, provocadas por diversos atores da sociedade; do uso e/ou tráfico de drogas e pela perda brutal de algum ente querido (familiar/ amigo). O nosso público atendido, tem em seu contexto sócio cultural, algumas lacunas deixadas no fazer das Políticas Públicas, que vão das necessidades mais básicas a alta complexidade no cuidar e ou dos atendimentos em geral. Destacamos também em algumas crianças características como: falta de concentração e com dificuldades no tratar bem e respeitar o outro e irritação. Nesses 20 anos atuando podemos afirmar que durante o nosso fazer pedagógico traçamos também um perfil das nossas crianças e adolescentes de muito afeto, muito carinho e ternura.

Objetivo Geral

Proporcionar o desenvolvimento integral de 85 crianças e adolescentes, com idades entre 07 e 17 anos, que vivem em situação de risco, vulnerabilidade social e atraso escolar, através da execução e monitoramento de atividades complementares nas áreas de Educação e Assistência Social, sob a ótica dos Direitos Humanos, Cidadania, Saúde, Cultura, Identidade, Vínculos Sociais e Familiares buscando uma melhor Qualidade de Vida, residentes, na comunidade doTururu e Adjacentes, Bairro do Janga, Município do Paulista-Pernambuco.

Metodologia 

O processo metodológico incluiu atividades lúdicas e complementares que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Todo processo será didaticamente orientado para promover o sucesso individual e coletivo propiciando a permanência das crianças e adolescentes no âmbito escolar e na busca de sua inserção social.

A referência metodológica tem como base a experiência do Educador Paulo Freire, que valoriza a forma do povo se educar para transformar a realidade em que vive numa perspectiva pedagógica que considera e respeita o saber trazido pelos sujeitos e ao mesmo tempo desafia o aprender mais. As ações de planejamento, execução, monitoramento e avaliação deste trabalho, serão proferidas através do sistema dialógico envolvendo todos os sujeitos do processo ensino e aprendizagem. Defendemos que o educando não seja apenas um receptor do processo pedagógico e sim um sujeito de proposição e mudanças que interaja situando-se dos acontecimentos, que participe dos diversos espaços de articulação e discussões das políticas públicas, como: Conselhos, Fórum, Redes, Conferências, Seminários entre outros.

Ações com a comunidade

             A Casa Herbert se propõe e disponibiliza para a comunidade participando de atividades conjunta com outras instituições e principalmente através das Culminâncias. Elas acontecem como forma de celebrar as temáticas mensais de grande relevância e apresentar a comunidade a das atividades vivenciadas pelas crianças e adolescentes.

82788901_2541395329465812_7537851231511773184_n